Sabe quando deve fazer a substituição das escovas limpa pára-brisas?
As escovas do pára-brisas, danificadas são prejudiciais para a condução, alteraram a sua visão, o que poderá provocar um acidente.
As escovas estragadas podem danificar o pára-brisas e são também a causa de reprovação do seu veículo na inspecção automóvel.
É recomendável a substituição das escovas limpa pára-brisas, pelo menos uma vez ao ano ou com mais frequência, caso viaje bastante. Por exemplo, um veículo que faça mais de 18.000 km/ano, deve substituir as escovas com uma frequência de seis meses, sabia?
Deve substituir as escovas limpa pára-brisas quando:
- As condições da estrada e do meio ambiente começam a afectá-las e a deteriorá-las.
- A borracha vai sendo gradualmente destruída por insectos e resina no verão e gelo e neve no inverno.
- Há fissuras na borracha que provocam estrias no vidro, e causam a redução da visão.
- Os danos no pára-brisas são visíveis, quando, estes deixam faixas por limpar e há ressaltos no varrer das escovas ou até muitas vezes fazem riscos no vidro (grave!!)
Esteja atento a:
- ruídos e pequenos saltos da lâmina quando passa no vidro;
- zonas que não fiquem limpas correctamente ou pequenas linhas de água após a passagem das escovas limpa-vidros.
A escovas limpa-vidros podem ser um grande amigo, ou servir para atazanar a vida do automobilista.
Quais as escovas limpa-vidros comprar?
O trabalho não é difícil. Cada automóvel tem uma medida de escovas associada, basta verificar na embalagem das escovas limpa-vidros se aquele é o tamanho e o tipo certo para o seu automóvel.
Na Oleirep encontra a medida certa de escovas para o seu carro, com a possibilidade de escolher o tipo de escovas mais adequado, marca e o preço que melhor se ajusta ao seu orçamento. De seguida leve-as para casa e troque-as você mesmo já que o trabalho é demasiado simples.
Há dois tipos de escovas limpa-vidros:
- as tradicionais ou universais, usadas nos automóveis mais antigos, são aquelas que têm uma pequena armação;
- as planas, que são usadas nos automóveis mais recentes, são mais flexíveis.
Estes dois tipos de escovas têm algumas diferenças, sendo que as planas trazem algumas vantagens. Essencialmente no que concerne à pressão exercida no vidro, que é distribuída uniformemente.
Mas tenha atenção à marca porque o preço das escovas limpa-vidros varia bastante.
Quando comprar aconselhamos que opte por escovas que tenham um spoiler incluído, o que vai melhorar a limpeza, já que, em andamento o vento faz com que a escova exerça uma pressão superior contra o vidro, ajudando na limpeza do mesmo.
Também a qualidade da borracha da lâmina é muito importante visto que é este o ponto de contacto com o vidro do seu carro e é aquilo que efectivamente limpa o pára-brisas.
Verifique com regularidade a borracha das escovas limpando-a com um pano macio e humedecido apenas com água, bem como o para-brisas (antes da substituição das escovas, se possível, passar o vidro com álcool para remover todas as gorduras acumuladas), de forma a evitar que este esteja com colas e gorduras…
Aconselha-se que todos os anos faça a mudança das escovas tendo em conta o estado da borracha. Esta mudança ajuda a melhorar a visibilidade e a sua segurança na estrada.
Conduza sempre em segurança! Boa viagem!
Para encomendar, p.f. envie-nos um pedido para o oleirep@oleirep.pt com a descrição do artigo, marca, medida e quantidade.