Dicas, Oficina & Garagem, Sector Auto

Carro com caixa automática? 7 coisas que não deve fazer

Caixa automática
Obrigado por partilhar!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Num carro com caixa automática há coisas que não deve fazer pois pode danificar peças.

Se comprou ou vai comprar um carro com caixa automática este artigo que vamos transcrever é do seu interesse.

Conduzir um carro automático é mais confortável e seguro, no entanto, atenção a alguns pormenores que são completamente diferentes da condução de caixa manual.

Conduzir um carro com caixa de velocidades automática parece simples. Só tem que mexer no volante e os pedais, enquanto a caixa baseia-se na rotação do motor e na pressão feita nos pedais do acelerador e do travão para selecionar uma mudança diferente.

Só que até a caixa automática tem truques, e algumas coisas que aprendeu a fazer com caixa manual não se traduzem de forma linear para a transmissão automática.

Por isso, evite fazer estas ações.

Caixa automática - automóveis

Descer uma estrada inclinada em ponto morto Não só não vai andar tão depressa como julga e gastar combustível sem necessidade, também pode desgastar peças da transmissão devido à falta de lubrificação.

 

peças do motor

Carregar no acelerador antes de colocar uma mudança Além de ser completamente desnecessário, pois não há qualquer ganho em termos de performance, também causa um desgaste elevado das peças do motor.

travar com o motor como numa caixa manual

Reduzir manualmente quando o carro trava Não é preciso usar o manípulo para travar com o motor como numa caixa manual, a automática já faz isso sozinha. Só vai desgastar as peças da caixa.

 

pexels-photo-166682

Pôr em ponto morto (N) no semáforo vermelho A caixa automática não é como a manual, não há desgaste de embraiagem quando o carro está parado. Pelo contrário, estraga mais a caixa com a mudança para e de ponto morto.

 

estacionamento (P)

Colocar em modo de estacionamento (P) em andamento Os carros mais modernos bloqueiam este comando, mas num carro mais antigo, se fizer isto arrisca-se a partir a peça da caixa que bloqueias as rodas do carro.

 

carro

Acelerar muito com tempo frio Existem pessoas que querem andar depressa mal entram no carro, mas em tempo frio, a caixa automática não está bem lubrificada e pode partir-se devido ao esforço.

 

desgaste das peça

Andar com o depósito vazio A transmissão automática funciona melhor quando tem boa pressão de líquidos, e isso inclui o combustível, caso contrário afeta a lubrificação e aumenta o desgaste das peças.

 

Fonte motor 24

Relacionado..